segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sólido, Líquido e Gasoso: Hidrosfera, o Centro da Vida

Link do Vídeo




http://www.youtube.com/watch?v=tKc7DEsUZxkww.youtube.com/watch?v=tKc7DEsUZxk






Roteiro



Tema: Produção de filme de gênero documentário abordando o tema “Água”


Duração: 5 minutos

Sinopse: Documentário que aborda o tema água, e discute sobre esse recurso na cultura de outros países, no cotidiano das pessoas, os problemas causados na sociedade pela falta de água e inclusive, o mal uso da mesma. O vídeo, ainda engloba a distribuição desse recurso e seus três estados que dependem de certos fatores ambientais.


Título: “Hidrosfera, o centro da vida”


Abertura: Título + Imagem

Cenas: Abertura + Apresentadora explicando sobre a água + Making Of + Créditos

Áudio: Explicações sobre a água + música


Sonoplastia: Música

Música: Just Push Play – Aerosmith

Créditos: Adriana Guerra 01, Carina Suzuki 04, Carolina Nishi 05, Emy Yano 09, Helena Park 16, Mariana Lopes 29, Silvio Matsas 35, Fabrizia Balbo 39 – 9º D


Pesquisa



A água é encontrada na natureza em seus 3 estados físicos: Sólido, Líquido e Gasoso que variam de acordo com a mudança da temperatura e da pressão atmosférica. Em nível nuclear, quanto maior a temperatura e menor a pressão, maior a distância das partículas e menor a atração entre elas.

Essa mudança de estados físicos permite que o ciclo da água se complete. As águas dos rios, oceanos são esquentadas e evaporam. Esse vapor, juntamente com o vapor da evapotranspiração das plantas, vai para a atmosfera e acumulam-se até se formarem as nuvens. Essas nuvens precipitam e a água volta em estado líquido para oceanos, rios, lagos e penetram no solo, formando os lençóis aqüíferos.

A água em estado líquido corresponde a 95% da água do planeta, nos quais 92.39% são as águas oceânicas, 0,58% lençóis aqüíferos e umidade do solo e 0,02%, lagos e rios. 0,001% da água é encontrada no estado gasoso na atmosfera. 2,01% são as geleiras e ice bergs. Do total da água do planeta, apenas 4,5% é potável.

A água potável é cada vez mais escassa. A população cresce necessitando cada vez mais de água, enquanto as fontes secam e a água é desperdiçada. A poluição também é culpada pela falta de água potável. Cada vez mais as cidades crescem desordenadamente e fazem de rios o seu ‘esgoto particular’. Além disso, as indústrias despejam o resto de resíduos químicos nas águas de rios, o que causa lesões na natureza. O desmatamento, principalmente da mata ciliar, contribui para a poluição aqüífera.

A água também é motivo de guerras, como por exemplo, o Rio Jordão, o qual Israel monopoliza suas águas, impedindo a Palestina de ter um abastecimento de água. Esse mesmo rio também é sagrado, mostrando que a pagua também tem uma grande importância cultural.

Rios, lagos e suas margens também são habitat de várias espécies. Se poluirmos a água, esses animais morrem ou perdem seu habitat, causando uma catástrofe natural e corrompendo cadeias alimentares.


Outro problema são as influências da elevação de temperatura, que derretem as calotas polares e aumentam os níveis oceânicos, ocasionando inundações e até desaparecimento de ilhas e costas.

Devemos tem consciência de que a água é um bem precioso e limitado. Não devemos desperdiçá-lo nem poluir o meio ambiente, afinal a vida do planeta Terra e a sobrevivência da sua hidrosfera só dependem de nós.





Making Of










Integrantes do Grupo


Adriana Guerra 01: Organizadora, Pesquisadora, Narradora

Carina Suzuki 04: Storryboard

Carolina Nishi 05: Editora

Emy Yano 09: Diretora

Helena Park 16: Editora

Mariana Lopes 29: Making Of

Silvio Matsas 35: Diretor

Fabrizia Balbo 39: Roteirista, Operadora da Camera







Nenhum comentário:

Postar um comentário